-
Arquitetos: Design Base 8, Omar Gandhi Architect
- Ano: 2015
-
Fotografias:Doublespace
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lawrence MacIsaac relembra histórias de seu bisavô usando a propriedade para ensinar seus filhos a capturar coelhos, enquanto sua bisavó costumava usar a 'pedra tanque' no fundo, de uma pequena cachoeira para lavar roupas. Devido as laterais extremamente íngremes do desfiladeiro era difícil manipular o terreno, incluindo o cultivo das árvores, que cresciam espontaneamente.
Antes da definição do terreno, o cliente já possuía a ideia de construir uma cabana na natureza, porém enquanto a costa nordeste se urbanizava, ele almejava uma fuga para uma terra mais selvagem. Chegando a Cape Breton, eles encontraram uma cultura e isolamento não tão comuns nos Estados Unidos.
Para potencializar a paisagem do entorno, a casa expõe o ambiente externo e incentivava os ocupantes a sairem e explorarem o terreno. Em uma viagem à Nova Escócia, Kevin Briody e Design Base 8 ficaram fascinados com as tipologias de construção da região.
Após algumas etapas de trabalho colaborativo, com inúmeras iterações entre o cliente e grupo Design Base 8, um coletivo de design com sede em Nova York, a participação do escritório de Omar Gandhi Architect de Halifax foi incluída no projeto, com o objetivo de colaborar no processo final de detalhamento, e construção.
A Rabbit Snare Gorge foi o resultado, sendo a primeira de três pequenas estruturas semelhantes ocultas na paisagem misteriosa.
A cabine é a habitação principal em um lote de 18 hectares (46 acres) localizado na costa acidentada da zona rural de Cape Breton. A construção é uma torre com uma generosa cobertura de duas águas, que permite visão acima da copa das árvores. A casa possui duas plataformas de observação principais, uma orientada diretamente para o oceano, e a outra ao longo do comprimento do vale de um córrego convergente.
A paisagem de Rabbit Snare Gorge é definida pelas encostas íngremes de Cape Breton, pela floresta de Acadia, pelos desfiladeiros profundos cortados por um riacho, e pelas falésias rochosas do estreito de Northumberland. A posição elevada do local permite uma visão longa e ampla de toda a propriedade, incluindo a cabeça do desfiladeiro que leva em direção ao oceano. O percurso da paisagem fria para a cabine, se inicia com o hall de acesso e os quartos no térreo, no segundo pavimento foram alocadas uma cozinha com pé direito duplo, e a sala de jantar, por fim, a sala de estar no terceiro pavimento, com a vista completa de toda a propriedade.
A estrutura está ligada a linguagem local, as típicas arestas e coberturas da cabine são combinadas para ampliar a vista, e seguir o caminho do sol, enfatizando os principais espaços internos e acentuando a verticalidade da torre, enquanto possibilita o escoamento eficiente da neve e chuva. O revestimento local de tábuas de madeira foi utilizado no exterior da cabine, e o pórtico de entrada de aço foi uma releitura dos quebra-ventos de acesso exclusivos das comunidades costeiras de Cape Breton e Newfoundland.
Luz na terra, força contra o vento
O cliente, um ávido aventureiro e arborista, tem muito respeito pela paisagem natural, portanto, a sensibilidade ao local, e a preservação ecológica, foi um parâmetro inicial, e importante do projeto. A tipologia da cabine-torre proporciona vistas elevadas, além de um amplo programa em um espaço mínimo. No entanto, a exposição ao local acidentado fez com que a construção se tornasse resistente ao peso das fortes tempestades do Atlântico, aos ventos nordeste de inverno, a ressaca do mar, e aos fortes ventos de suetes - locais do sudeste que se aceleram na região montanhosa atingindo velocidades acima de 200 km / h.
Os ventos fortes locais exigem um sistema estrutural robusto para suportar grandes cargas laterais e inferiores. A cabine alta combate esses ventos fortes através de revestimentos complementares - todos os planos sólidos, incluindo a parede divisória interna, contribuem como paredes de cisalhamento, diafragmas e anéis de compressão empilhados. O pórtico, construído em aço soldado, é então acoplado na armação da casa.